MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

30º BIMec de Apucarana realiza exercício com anfíbio Guarani

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), unidade do Exército Brasileiro sediada em Apucarana, realizou na manhã desta quarta-feira (4) mais um exercício com unidades da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani. A atividade opera

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2015, 15:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), unidade do Exército Brasileiro sediada em Apucarana, realizou na manhã desta quarta-feira (4) mais um exercício com unidades da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani. A atividade operacional foi realizada na Lagoa do Schimidt, na zona norte da cidade, e foi coordenada pelo capitão Júlio.

Por precaução, o exercício foi acompanhado por equipe do Corpo de Bombeiros e o comandante da corporação, major Hermerson Saqueta, esteve no local.  Conforme o capitão Júlio, o Guarani é "um moderno e poderoso instrumento para operações militares de ataque, defesa, patrulhamento e missões de paz". Desenvolvido a partir de pesquisas empreendidas por diferentes unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, a família de blindados Guarani está sendo produzida em parceria com a multinacional italiana IVECO.

Com capacidade para 11 homens – sendo nove combatentes, um atirador e um condutor –, o blindado Guarani contém, além de ar condicionado, uma série de inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar – o que dificulta sua localização pelos inimigos; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; navegação por GPS; freios ABS; visão noturna; motor de 383 cv, com velocidade máxima de 100 km/h; sistema de gerenciamento de campo de batalha; e sistema de consciência situacional.

O Guarani também é preparado para navegação, com hélices traseiras que lhe dão capacidade anfíbia. Suas torres podem ser equipadas com canhões de munição de 30mm, além de metralhadoras .50 e 7,62mm. É projetado para atingir alvos aéreos e terrestres. Desde 2013, os militares dos batalhões de infantaria mecanizado das regiões Sul e Centro-Oeste estão recebendo treinamento específico para operar o novo blindado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "30º BIMec de Apucarana realiza exercício com anfíbio Guarani"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!