MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Audiência pública de atualização do Plano Diretor lota auditório

O anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) recebeu lotação máxima

Da Redação

·
Auditório do CREA lotou nesta terça-feira
Icone Camera Foto por Reprodução
Auditório do CREA lotou nesta terça-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2024, 21:17:33 Editado em 17.04.2024, 21:17:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro dia de audiência pública para discussão e atualização do Plano Diretor do Município de Apucarana, realizado na noite desta terça-feira (16), foi bastante produtivo. O anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) recebeu lotação máxima.

continua após publicidade

Os participantes, na sua maioria engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e de imobiliárias, participaram ativamente das discussões, apresentando questionamentos e sugestões. Também participaram vereadores e secretários municipais, além do prefeito Junior da Femac.

-LEIA MAIS: Apucaranenses recusam acordo e aguardam sentenças após atos golpistas

continua após publicidade

Os trabalhos de apresentação e de coordenação do debate foram conduzidos pelas engenheiras civis Caroline Moreira e Larissa Miras Moreno, ambas da Secretaria de Obras; e pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Dr. Ivan Silva.

O prefeito Júnior da Femac se manifestou entusiasmado com o primeiro dia da audiência pública. “Essa é uma discussão muito importante que fazemos com a casa cheia, e a contribuição dos profissionais da engenharia, da arquitetura, empresários e empreendedores”, diz Junior da Femac. Ele enfatiza ainda que o plano diretor é uma ferramenta que direciona o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade.

Ele assinala que se hoje Apucarana tem a internet 5G, é por que foram adotadas as providências necessárias, incluindo a legislação pertinente. “Se hoje atraímos novos empreendimentos é por que criamos um ambiente favorável. E, da mesma forma, com relação ao Plano Diretor, é preciso atualizar e melhorar nossas leis de forma democrática, discutindo e aprimorando as regras”, avalia o prefeito.

continua após publicidade

As propostas de atualização do Plano Diretor de Apucarana foram apresentadas – no primeiro dia – pela engenheira Larissa Miras Moreno, superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Obras. “A atualização do Plano Diretor está aberta a sugestões e questionamentos e a participação foi intensa no primeiro dia. Nosso foco é criar um ambiente favorável aos empreendimentos e, ao mesmo tempo, oferecer mais qualidade de vida aos apucaranenses”, cita Larissa.

A secretária de obras, engenheira Caroline Moreira, destaca que as propostas que estão sendo apresentadas durante nestes dois dias de audiências públicas no CREA, já foram avaliadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), no Grupo Técnico Permanente, e em uma oficina pública, além de ser analisada pela Procuradoria Jurídica do Município.

O diretor presidente do Idepplan, Dr. Ivan Silva, lembra que a legislação em vigor foi revisada em dezembro de 2020. “Agora a abordagem é mais ampla com uma atualização geral, que passa pelo crivo da sociedade e profissionais ligados à engenharia e arquitetura, além de empresários da construção civil e do segmento imobiliário”, argumenta Ivan Silva, acrescentando que a legislação determina que os planos diretores sejam atualizados a cada 10 anos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Audiência pública de atualização do Plano Diretor lota auditório"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!