MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Software brasileiro ajudará governo a mapear crimes na internet

BRASÍLIA, DF - O governo formou um grupo de trabalho interministerial para mapear e combater os chamados crimes de ódio na internet. Participarão técnicos dos Ministério da Justiça e das secretarias de Direitos Humanos, de Promoção da Igualdade Racial e d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2014, 06:52:46 Editado em 27.04.2020, 20:05:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O governo formou um grupo de trabalho interministerial para mapear e combater os chamados crimes de ódio na internet. Participarão técnicos dos Ministério da Justiça e das secretarias de Direitos Humanos, de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres.

Um software desenvolvido pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) será usado para identificar os autores das práticas ilegais. O programa consegue mapear, tabular e analisar em tempo real de onde partem atos de ofensa e apologia aos atos de ódio em ambientes virtuais.

A ferramenta filtra determinados termos e palavras, cruza dados públicos dos cidadãos e, em alguns casos, pode revelar a localização exata do internauta que publicou o conteúdo.

Ao receber informações de práticas como racismo e discriminação sexual, por exemplo, os ministérios agirão dentro de suas competências e municiarão forças policiais, Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Defensoria Pública.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, que firmou a parceria com a universidade capixaba, por dia, chegam às redes sociais da pasta de três a cinco denúncias, pedindo providências ao governo. O grupo de trabalho foi criado nesta semana em um evento na Secretaria de Direitos Humanos.

Estavam presentes Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Heloisa Bairros (Igualdade Racial) e a ministra interina da Secretaria de Política para as Mulheres, Lourdes Maria Bandeira, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, além de representantes da OAB, Ufes e Defensoria Pública.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Software brasileiro ajudará governo a mapear crimes na internet"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!