MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

​'Era fácil', diz delator sobre repasse de propinas a diretores da Petrobras

O vice-presidente da empreiteira Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, afirmou ao Ministério Público Federal (MPF) que "era fácil" inserir o valor das propinas pagas a diretores da Petrobras nos contratos firmados entre as duas empresas.O depoimento fa

Da Redação

·
Segundo Leite, a inclusão da propina nas propostas apresentadas pela empreiteira para licitações era possível porque a Petrobras elaborava orçamentos imprecisos - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Segundo Leite, a inclusão da propina nas propostas apresentadas pela empreiteira para licitações era possível porque a Petrobras elaborava orçamentos imprecisos - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2015, 15:15:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente da empreiteira Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, afirmou ao Ministério Público Federal (MPF) que "era fácil" inserir o valor das propinas pagas a diretores da Petrobras nos contratos firmados entre as duas empresas.

continua após publicidade

O depoimento faz parte do acordo de delação premiada firmado pelo executivo, divulgado na sexta-feira (17). Segundo Leite, a inclusão da propina nas propostas apresentadas pela empreiteira para licitações era possível porque a Petrobras elaborava orçamentos imprecisos, e de valores muito altos.

Isso gerava discussões de sobrecustos que as obras exigiriam, nos quais eram incluídos os valores de propina. Conforme o delator, a estatal aceitava variação de até 20% a mais no valor previsto para a realização das obras.

continua após publicidade

Desta forma, o 1% que era destinado à propina se tornava "insignificante". Este percentual de 1% do valor contratado destinado à propina, de acordo com o depoimento, valia tanto para a Diretoria de Abastecimento como para a Diretoria de Serviços. Eles eram descritos nos documentos oficiais como reservas para riscos financeiros, como variação de preços dos materiais, atrasos de pagamentos ou possíveis greves.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "​'Era fácil', diz delator sobre repasse de propinas a diretores da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!